Para garantir a prestação dos atendimentos na rede de saúde de Teresina a pacientes oriundos das cidades do Maranhão, o Ministério da Saúde autorizou, por meio da Portaria nº 851/2011, a transferência do montante de R$ 1.799.488,79 referentes aos gastos realizados no período de maio de 2010 a abril de 2011. O repasse inclui o ressarcimento dos municípios de Buriticupu, Caxias, Codó, Coelho Neto, Coroatá, Imperatriz, Paraibano, Parnarama, Presidente Dutra, Timom e Tuntum.
O repasse desses recursos é resultado da autorização aprovada através de reuniões da Comissão Intergestores Bipartite, nas quais os gestores da saúde do Maranhão e Teresina debateram formas de quitação da dívida.
O presidente da FMS, Pedro Leopoldino, afirma que esse pacto entre os dois estados é uma forma de garantir o atendimento dos pacientes do estado vizinho que buscam os serviços da rede pública de saúde de Teresina para tratamento. O presidente da FMS explica ainda que, para garantir a prestação do serviço de forma efetiva, deve haver o correto encaminhamento do estado do Maranhão.
“Os pacientes não devem procurar atendimento em Teresina de forma espontânea, antes eles devem procurar uma unidade de saúde do município maranhense em que moram e só depois que estiver com o encaminhamento em mãos devem vir buscar o atendimento em Teresina”, explica o presidente da FMS.
Pedro Leopoldino ainda destaca que “atualmente, 93% da população teresinense depende do SUS e a compensação financeira dos atendimentos realizados à população maranhense é essencial para que a rede de saúde de Teresina continue prestando serviços de qualidade”.
Com informações do Clica Piauí/ Central de Notícias

Nenhum comentário:
Postar um comentário