Like us On Facebook

20 de dezembro de 2011

Temporais com enchentes podem ocorrer novamente em 2012 no estado


 (Neidson Moreira)
Os estudos meteorológicos indicam que novas inundações não estão descartadas para o próximo ano no interior do estado. De acordo com o Laboratório de Meteorologia da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), a soma do índice pluviométrico deste mês com os índices de janeiro e fevereiro do próximo ano indica um aumento das precipitações. Chuvas de intensidade moderada a forte podem ocorrer neste período.

A análise das condições climáticas ocorreu em novembro deste ano durante a I Reunião de Análise e Previsão Climática para o Setor Norte do Nordeste do Brasil. Além da equipe do Laboratório de Meteorologia da Uema participaram da reunião meteorologistas, pesquisadores e técnicos dos Centros Estaduais de Meteorologia do Nordeste do Brasil, do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos/Instituto de Pesquisas Espaciais (CPTEC/INPE) e do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

Com base em dados colhidos sobre as chuvas no mês de outubro, os modelos oceânicos e atmosféricos analisados apontaram a tendência de chuvas normais, mas acima da média sobre a área Norte da região Nordeste. O estudo mostrou que para o Maranhão a possibilidade de chuvas acima da média é maior. Enquanto a previsão para as demais áreas indicam uma probabilidade de 35% acima da média, o Maranhão possui um percentual de 45% para uma precipitação maior.

Os percentuais são diferentes para a possibilidade de chuvas dentro da média e abaixo da média para a região. Enquanto as demais localidades ao Norte do Nordeste brasileiro indicam 40% de chance para chuvas normais, o Maranhão tem 35%. 
O valor é ainda menor para precipitações abaixo da média, o estado possui 20% de probabilidade enquanto para as demais localidades a estimativa é de 25%.
O chefe do Laboratório de Meteorologia da Uema, Gunter de Azevedo Reschke, lembra que no Sul do estado, como no município de Riachão, o período chuvoso já começou. Ele explicou que as chuvas em outras partes do estado podem gerar um volume maior de água na cabeceira dos rios o que colabora para a ocorrência das enchentes. "Boa parte do Maranhão está acima da média", disse.

Defesa Civil já inicia preparativos para ajuda

A Defesa Civil Estadual já está se preparando para atuar em casos de emergência por conta das enchentes nos municípios do interior. O major Wellington Soares, que em 2008, quando foi registrada uma das maiores enchentes em Trizidela do Vale, esteve à frente do Departamento de Minimização de Desastres, informou que o órgão já está estocando materiais para serem fornecidos às populações atingidas.

Além disso, ao longo do ano, o major afirmou que foram enviados botes e lanchas às unidades do Corpo de Bombeiros no interior do estado. "Assim haverá condições de que os casos de emergência sejam atendidos mais rápidos", destacou. Wellington Soares explicou que há duas semanas os representantes da Defesa Civil Estadual estiveram em Brasília para discutir a possibilidade de apoio em casos de maior gravidade.

Nenhum comentário:

Subscribe Here

Recent Posts Box 2

Categories

Sponsor

Social

Social Share

Recent

Recent Posts

Popular Posts